De preferência um sábado solarengo, para podermos aproveitar tudo o que a baixa tem para oferecer. Mas, sendo Portuenses, a Londres de Portugal, estamos habituados a alguma chuva e ao clássico nevoeiro, que acaba por nunca ser cerrado e nos mostrar o sol de inverno.

Para mim um sábado bem passado começa no Moustache Coffee House a beber um Pumpkin Spice Latte ou outras das maravilhosas bebidas de café que estão ao dispor.

Depois da dose de cafeína, podemos ir ao Mercado Porto Belo, que decorre na Praça Carlos Alberto (desde que não chova) e comprar vinis, artigos vintage, legumes biológicos e peças de artesanato como bijutaria, entre outros.

Feitas as comprinhas, é hora de almoçar, e para tal temos na Rua da Torrinha, a Real Hamburgueria Portuguesa, onde temos hamburgueres suculentos, combinações no ponto e nomes originais. Todas as semanas há uma novidade de hamburgueres e uma combinação única dessa semana. Na foto podem babar-se para o hamburguer serrano.

Findo o almoço recomendo que tomem o café na Praça Guilherme Gomes Fernandes, na Leitaria da Quinta do Paço, acompanhado do divinal mini-éclair que tem variadíssimos sabores à escolha, como limão, caramelo, chocolate, entre outros.

Após um almoço nada light, precisamos duma caminhada até ao Jardim das Oliveiras e da subida à Torre dos Clérigos, nada como subir degraus para abater todas as calorias. A Torre dos Clérigos completou recentemente 250 anos e de certeza que já não lá vai há muitos anos, é um ponto obrigatório da cidade. Suba, e disfrute das vistas lindíssimas do Porto.

É chegada a hora do lanche e nada melhor do que descer até à Rua do Almada, entrar na loja Almada 13, cheia de artigos originais, onde apetece comprar muita coisa. No fundo desta loja está um segredo delicioso que são as pavlovas da Miss Pavlova, coma uma fatia, se conseguir parar por aí, acompanhado duma bebida quente.

Volte a subir os clérigos para ganhar apetite para o jantar, enquanto passeia por uma das cidade mais bonitas do mundo.

Para jantar nada melhor que o Kyoto na Baixa, mas reserve primeiro que é bastante concorrido. Aqui encontra um dos melhores sítios para comer sushi de fusão da cidade. Fresco, vibrante e saboroso.

Não se pode voltar a casa sem antes vivenciar a vida nocturna que a baixa tem para oferecer e aqui a oferta é muita. Dependendo se quer um ambiente mais calmo e uma cerveja artesanal e aí tem a Catraio – Craft Beer Shop na rua de Cedofeita, que mencionamos noutro artigo aqui no baixa.

Ou, para um Long Island Ice Tea, ou copo de vinho, o bar La Bohème Entre Amis, na Rua Galeria de Paris, onde além de bebidas servem petiscos pela noite fora.