Exército de Terracota na Alfândega.

Como não perdemos uma estivemos presente na exposição dos guerreiros de Xian conhecidos como o exército de Terracota na Alfândega do Porto considerado pela UNESCO a 8ª Maravilha da Humanidade.

TerracotaTrata-se de uma descoberta de  8.000 figuras de guerreiros e cavalos de tamanho real feitos em terracota entre 210 – 209 a.C. Todos os guerreiros estão individualizados com bigodes, penteados, vestuário e foram encontrados perto do túmulo do auto-proclamado 1º Imperador da China em 1974.

Embora discutível entre os historiadores, reza a história que o Imperador Qin Shi Huang vivia obcecado pela obtenção de um elixir que permitisse a vida eterna e incumbiu ao seu alquimista Xu Fu de tal descoberta. Xu Fu acreditava que um elixir feito de materiais preciosos como ouro, jade entre outros poderia estender a vida do Imperador, mas a realidade é que esse tipo de materiais continha arsénico que acabou por encurtar a vida de Qin.

A existência dos guerreiros segundo o que é defendido por vários no meio académico, seria que o Imperador Qin mandou fazer os 8.000 guerreiros para o protegerem na outra vida, eventualmente influenciado por Confucius que acreditava que podíamos levar bens para a vida após a morte, bom, talvez não fosse bem assim devido às enumeras pilhagens aos túmulos que ocorreram desta prática na antiga China. Existem outras teorias que teriam sido criados em homenagem aos guerreiros que perderam a vida em batalha. Bem deixo ao teu critério…

O que podes encontrar nesta visita?

Terracota150 figuras estão em exposição das 8.000 encontradas, as figuras retratam ao pormenor os uniformes, estatuto militar, as armas, como arcos, espadas, lanças, etc. São um testemunho importante de uma cultura milenar. Uma parte da exposição retrata o magnifico restauro de algumas figuras, a cultura, a história da altura tal como a ascensão do imperador Qin, que podes visualizar através de um documentário existente  numa das salas da exposição.

 

 

Considera-te um sortudo pois a exposição foi prolongada até dia 28 de Fevereiro de 2016, não percas esta oportunidade.