Adoro o brunch, acho que foi a melhor coisa que importámos. Sou pessoa para brunchar, muito. Fora de casa, sim, mas também faço com muita frequência brunch caseiro. Um domingo passado em casa e ter de fazer quatro refeições é coisa para me pôr os nervos em franja, por isso opto por fazer um brunch. Rapidamente faço um bolo de maçã, scones, umas tostas de salmão fumado com queijo fresco/queijo creme, uns ovos mexidos, bacon, chá, café, mimosas, fruta laminada e iogurte grego.

Ainda quero experimentar muito mais brunches, mas ficam aqui os que já experimentei. Tudo depende se me apetece um brunch em modo buffet, ou se me apetece estar sentadinha e comer aquelas opções fixas.
Empresas se me estão a ouvir só falta mesmo a mimosa na carta dos brunches, é como a rodela de chouriço no caldo verde, estão a ver?

(mimosa é uma bebida de espumante com sumo de laranja natural)

A Loja dos Pastéis de Chaves

Para um brunch sem marcação, reconfortante e barato, esta é a minha escolha. Já lá fui bastante vezes, até porque servem aos feriados e fins-de-semana, e gosto. Se não levarem grande fome, um brunch dá para duas pessoas.

Entretanto a carta foi actualizada e o brunch são 12 euros e inclui o chá, sumo de laranja, torrada, bagel, ovo, presunto, pastel de chaves salgado e doce, laranja em flor, e mais um café ou cappuccino. Existe ainda opção de mini brunch por oito euros.

N M | o teu guia

Vip Lounge

Com uma vista lindíssima sobre o Porto, este é um brunch buffet no hotel Porto Palácio, na Boavista, com o valor de 30 euros mas apenas inclui uma bebida. Tem entradas variadas, sushi, pratos principais, e sobremesas variadas. Quando lá fui fomos os únicos a usar o buffet como brunch, todas as outras pessoas estavam a almoçar normalmente. Entraram e sairam vários grupos, e nós alegremente a brunchar durante duas horas. É um espaço agradável.

BB Gourmet Bolhão

No centro do Porto temos o BBGourmet que serve aos domingos um brunch buffet com o custo de 15 euros. A variedade e reposições são bastante aceitáveis. Da cozinha podemos escolher um prato entre ovos benedict, ovos mexidos com espargos, omolete de queijo e ervas , ovos mexidos com queijo e fiambre, tostada com bacon e ovo escalfado. As bebidas estão incluídas, chá café e sumos.

Rota do Chá

Gosto muito deste espaço e por isso fui a este brunch mais do que uma vez. É um espaço bastante zen, que transmite muita calma. De verão tem o jardim, mas as salas interiores também são agradáveis e tem diferentes espaços interiores. O brunch custa 12 euros e inclui chá, claro, ou cerveja/vinho/água, escolha de um entre os dois pratos do dia (normal e vegetariano, ou as tostas) e scones.

Café Progresso

Um dos cafés mais antigos do Porto também tem várias opções para pequeno almoço reforçado e brunch até cinco euros. Embora não tão completo, vale a pena a visita. Inclui a meia de leite ou chá, cereais, café, sumo de laranja natural, croissant ou torradas, e ovos mexidos.

A Casinha

Gostei muito das primeiras vezes que lá fui, mas há mais de um ano que não tenho vontade de lá ir não sei bem porquê. Embora tenha gostado da comida e do espaço não fiquei propriamente fã do brunch, inclui sopa, mas faltam os ovos mexidos, achei o pão da tosta um pouco seco, sugeria a alteração do tipo de pão. Não salivem já com a foto, das três opções de sobremesa apenas têm direito a uma, custa 10,95 euros e inclui sopa, tosta, scone, croissant e bebida.

The Traveller’s Caffé

Foi dos últimos brunches que experimentei e gostei bastante. Além de brunch, têm muitas opções, algumas saudáveis. Os sumos de fruta também são muito bons. Tem várias opções e preços de brunch entre 10 a 15 euros. O que eu escolhi incluia bebida quente e uma bebida fria, sande de salmão ou ovos mexidos com bacon, croissant e custou à volta de 13 euros.

 

Restaurante Terrella

O brunch no Terrella é muito concorrido, aconselhamos reserva, e é servido ao fim de semana entre as 11h30 e as 15h em modo Buffett por 16 euros: pão, confeitaria, queijos e enchidos, ovos mexidos, pratos quentes são alguns dos componentes. Inclui café e uma bebida, tem uma reposição bastante alta. O sistema de turnos foi abolido recentemente pelo que pode usufruir e marcar pela sua conveniência.

N M | o teu guia

 

Fiquei a salivar com este post por isso vou já começar a pensar no próximo brunch. Quero experimentar brevemente:

O brunch na Miss OPO regressou, o local é muito agradável, com uma mesa onde nos podemos sentar com estranhos, e tem várias opções a partir de 8€.

Champanheria da Baixa Bistrô (domingo: 25/pessoa)

Breyner 85 (sábado 10/pessoa, que já tentei mas cheguei lá e estava fechado)

Casa de chá de Serralves desisti porque já lá fui comer scones que são caríssimos e minúsculos.

Atualizado a 7 Março 2017