Arco das Verdades

 

Ao descer da Sé do Porto pela Rua de D. Hugo até à Ribeira, vamos encontrar o Arco das Verdades que se situa nas Escadas das Verdades. O espaço é acolhedor e possui vistas deslumbrantes para a Ribeira e rio Douro. Uma das paredes do bar encontra-se decorada com uma variada seleção de vinhos do norte de Portugal, convidando assim que entramos à degustação relaxada de um bom copo de vinho.

Mas o Arco das Verdades não é apenas bom vinho, simpatia, conforto e boas vistas. No seu nome oculta-se História e na sua arquitetura revela-se um pouco mais do nosso Porto escondido e esquecido.

Não são apenas as Escadas das Verdades que contribuem para o nome do Arco das Verdades, mas também a redescoberta de um antigo aqueduto que o crescimento da cidade fizera esquecer e emparedar.

Arco das Verdades

 

Do bar o Arco das Verdades faz parte um dos arcos que terá pertencido a um antigo aqueduto construído no século XVI para transportar água das Fontainhas, primeiro em direção ao Convento das Clarissas (Igreja de Santa Clara), e depois para o Convento Jesuíta de São Lourenço, hoje mais conhecido como a Igreja dos Grilos.

Os vestígios do aqueduto esquecido foram redescobertos em anos recentes. Das obras de renovação que entretanto deram lugar ao Arco das Verdades, manteve-se o arco que outrora ajudou no transporte da água, e que hoje nos recebe e convida a entrar num bar repleto de charme e história.

Para além do bar, há ainda a possibilidade de estadia num dos quatro apartamentos que a Arco Apartments tem disponíveis. Todos se situam nas proximidades do bar, estão renovados e oferecem todas as comodidades para uma estadia inesquecível numa das zonas mais bonitas, pitorescas e genuínas da cidade do Porto. E as vistas são garantidamente excecionais.

O Arco das Verdades deve ser paragem obrigatória para quem se quer deliciar tranquilamente com um bom vinho (ou, para quem assim preferir, uma cerveja artesanal), acompanhado por uma tábua de enchidos e queijos tradicionais.

Arco das Verdades

Enquanto contempla a beleza e encanto de uma das zonas mais antigas da cidade, e se deslumbra com as suas vistas invejáveis.